quinta-feira, março 23, 2006

LEMBRANÇA DE VIDAS PASSADAS


É POSSÍVEL ACESSAR LEMBRANÇAS DE VIDAS PASSADAS?

Como uma das crenças mais antigas da humanidade, fundamental a muitas religiões, a idéia de que já vivemos outras vidas, ou que algo sobrevive após a morte, apresenta-se sob as mais variadas formas.
Estudos demonstram que de alguma forma, todas as pessoas comuns podem passar por experiências sugestivas de uma vida passada, quer espontaneamente ou de forma provocada. Os relatos apresentam as características mais comuns como: "dejá vu” (sensação de já ter vivido determinada situação), sonhos repetitivos, tendências inatas, defeitos ou marcas de nascença, afinidade ou antipatia por certas pessoas, recordações persistente de um determinado local, saudade sem motivos aparentes, fobias sem uma causa conhecida, lembrança ou sensações de pertencer à outra família, entre outros.
Ao que parece, todas nossas experiências em vida ficam de alguma forma armazenadas na mente. Segundo a teoria Psicanalítica, esse processo se utiliza da libido: "fonte de energia aproveitável para os instintos da vida". A libido que foi catexiada (fixada) perde sua mobilidade original, ficando enraizada em qualquer parte da psique que a atraiu e segurou. A somatória dessas experiências ao longo do tempo vão moldando um padrão que define a personalidade. Como não foi encontrado no cérebro, um lugar definido que armazena a memória (Karl Pribram), sugere-se que a mente se estrutura de forma atemporal, isto é, pode permanecer alguma forma de energia após a morte, que antes estava catexiada. Esses conteúdos, dependendo dos estímulos externos recebidos, poderão ser resgatados ou não durante nossas experiências em vida. Esta pode ser uma das razões porque nossas lembranças estão sempre relacionadas a conteúdos emocionais significativos.
A pesquisa científica sobre a possibilidade de sobrevivência da mente após a morte se desenvolve em todas as partes do mundo, motivada pelos mais variados interesses. No Brasil, o Dr. Hernani Guimarães de Andrade, autor de mais de 2.500 trabalhos científicos, buscou provas que evidenciam a Reencarnação. Nos Estados Unidos, o professor de psiquiatria da Universidade de Virgínia, Dr. Ian Stevenson estudou 1.600 casos, compartilhando com um método introduzido de maneira sistemática na pesquisa Parapsicológica pelo professor H. N. Banerjee, onde é feita uma investigação rigorosa das recordações de vidas anteriores, relatadas por crianças desde o início de sua comunicação verbal. Outros pesquisadores como: Helen Wambach, Raymond Moody Jr., Edith Fiore, e o Dr. Brian Weiss, que já esteve no Brasil, utiliza-se de técnicas terapêuticas específicas, obtendo alguns resultados sugestivos de recordações de outras vidas. A Doutora Elisabeth Kübler-Ross, que em sua investigação sobre a morte e o morrer transformou a maneira como o mundo vê a morte, faz a seguinte citação: "Sei muito pouco sobre a filosofia da reencarnação. Não foi o tipo de educação que recebi. Mas sei agora que existem mistérios da mente, da psique, do espírito, que não podem ser examinados em microscópios. Com o tempo saberei mais".
Embora a pesquisa Parapsicológica ofereça subsídios a favor da Teoria da Reencarnação, sua posição como disciplina científica é neutra sob o ponto de vista religioso, ao estudar as Lembranças de Vidas Passadas (L.V.P.).
Então, o Parapsicólogo ou um profissional experiente, através de técnicas específicas, pode estimular e evocar lembranças que estão relacionadas a uma necessidade desta vida. No entanto, cabe a quem experiênciar, o veredicto se é ou não uma recordação de uma vida passada, porque embora as características dos relatos evidenciem o fenômeno, cada pessoa reage de acordo com os estímulos recebidos e seu padrão de crença.

Matéria elaborada pelo Parapsicólogo Jorge Antonio Cavallet com a Supervisão do Professor Pallú

Caixa Postal 199 - Cep: 76.960-970 - Cacoal RO.
Telefone: (0xx)-69-3443-1291
E-mail: jorgecavallet@gmail.com

Vídeos no YouTube: http://www.youtube.com/user/JorgeCavallet

5 Comments:

At 11:05 AM, Anonymous Anônimo said...

muiot legal seu blog pai, adoro ler as coisas que vc escreve..parabéns
beijos

 
At 5:34 PM, Blogger Geraldo Facco said...

É possível viver sempre melhores momentos, e ter uma vida repleta de felicidade, se com sabedoria ser-mos sutis com nosso proceder.

Com persistência e vontade, você poderá disciplinar suas atitudes e ter sempre respostas para suas dúvidas e diminuir as decepções que nós, deparamos no caminho.

GERALDO FACCO

 
At 9:49 PM, Anonymous Anônimo said...

Aprendo com você a cada mensagem trocada, amo estar no seu pensamento e tê-lo no meu.
Com as dicas que me deu já consigo sentir o cheiro da mata onde vive.
Beijo querido.

 
At 5:48 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá Dr. Jorgr amei o seu blog ,sabe gostaria de ter um e saber escrever palavras tão importantes para outras pessoas ,como devemos agir no nosso dia a dia,e muito obrigada por me mandar o seu blog gostei mesmo de ler que vc escreveu,vc é um exemplo de pessoa humana e que gosta muito de ajudar o seu próximo,fique com deus,um grande abraço da sua amiga .Maria Lúcia.

 
At 9:51 PM, Blogger Unknown said...

Olá Dr.apreciei muito a leitura de seus artigos, embora muito intrigantes para mim. Pois as perguntas mais pertinentes em nossa vida por vezes não tem repostas. Exelente trabalho. Parabens!

 

Postar um comentário

<< Home